Responsório, de Adélia Prado

Santo Antônio,
procurai para mim a carteira perdida,
vós que estais desafadigado,
gozando junto de Deus a recompensa dos justos.
Estão nela a paga do meu trabalho por um mês,
documentos e um retrato
onde apareço cansada, com uma cara
que ninguém olhará mais de uma vez
a não ser vós, que já em vida
vos apiedáveis dos tormentos humanos:
sumiu a agulha da bordadeira,
sumiu o namorado,
o navio no alto-mar,
sumiu o dinheiro no ar.
Tenho que comprar coisas, pagar contas,
dívidas de existir neste planeta convulso.
prometo-vos uma vela de cera,
um terço de meu salário
e outro que rezarei
pra entoar vossos louvores, ó Martelo dos Hereges,
cuja língua restou fresca
entre vossos ossos, intacta.
Servo do Senhor, procurai para mim a carteira perdida
e se tal não aprouver a Deus para a salvação da minha alma,
procurai antes me ensinar
a viver como vós,
como um pobre de Deus.
Amém!

15 respostas em “Responsório, de Adélia Prado

  1. Dialogando com "z………………": Só assim ("quer pouco…") Pessoa poderia ter dito: "viver não é necessário; o que é necessário é criar". Interessante menção de Pessoa numa prece a Stº António.

  2. já Caetano diria: eu sempre quis muito, mesmo que parecesse ser modesto… mas na tua presença o meu desejo parece pequeno, muito é muito pouco… E por assim vai numa dose exagerada de romantismo delicioso.As coisas se comunicam de maneira interessante. Muito muitas vezes é pouco. Querer nada é ser pleno.Beijo Isa(mel)

  3. Rs.. rs..Já Rauzito diria com aquela voz desafinada… Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeiros por mês… Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar um Corcel 73…..Porque foi tão fácil conseguir E agora eu me pergunto: E daí? Eu tenho uma porção de coisas grandes Pra conquistar, e eu não posso ficar aí parado…Z……………..

  4. Dialogando com Penelope Martins, isa e amigad'amiga……..Meninas…..Um Velho amigo das ruas um dia me disse.“Se quiser ser artista, cerque-se de bons quadros e de bons artistas. Se quiser ser um homem divino, rodeie-se de companhias espirituais”. Aqui com vocês, estou sempre em boa companhia………. bjusZ………..

  5. Zo de zoar ? Zo de zombar ? Zo de zonzom (zunzum) ou será Zo de zorongo, dança rápida espanhola? Vou já avisando que sou pé de chumbo, mesmo, rsrsrsMas permita-me dizer-lhe que utilizar Chico Buarque como resposta, aiiii assim me derreto todinha… golpe baixo, rsrsr

Deixe um comentário

